Pesquisar no site

entrevista DOUGLAS FERNANDES, o T-Hunted

01/04/2015 12:57

No próximo dia 18 de abril, o pessoal de BH poderá assistir a uma palestra com Douglas Fernandes, autor do blog T-HUNTED. O nosso entrevistado da semana. Deem uma lida na matéria abaixo e conheçam este cara, que além de um enorme coração é sem dúvida um poço de conhecimento no hobbie do colecionismo. Com você, Douglas, o T-hanted no "Colecionador Marlúcio entrevista:

HOJE TEMOS A OPORTUNIDADE DE CONHECER MELHOR NOSSO AMIGO DOUGLAS FERNANDES. DOUGLAS É O AUTOR DO BLOG https://t-hunted. com.br/ E SERÁ O PALESTRANTE DO EVENTO DO DIA 18/04 DO CMMG.
EU TENHO MUITAS PERGUNTAS, MAS NÃO FAREI TODAS, AFINAL TEREMOS A OPORTUNIDADE DE TÊ-LO AO VIVO NA PALESTRA, PORTANTO, APENAS UMA “CANJA” DO TANTO QUE O “ CARA CONHECE DO TRAÇADO”. COM VOCÊS, O T-HUNTED:

1- DOUGLAS, HÁ QUANTO TEMPO, PODERÍAMOS DIZER QUE VOCÊ TEM UMA RELAÇÃO COM MINIATURAS ?
Como a maioria dos colecionadores, eu comecei a gostar de miniaturas quando era criança e ganhava alguns poucos Matchbox. Eram épocas difíceis, e os pais compravam um ou outro carro durante o ano, então quando você ganhava era uma festa. Somente com uns 30 e poucos anos comecei a me aproximar novamente das miniaturas, quando procurava um hobby pra mim, e aí comecei a colecionar novamente.

2- VOCÊ SEMPRE PUBLICA MUITA INFORMAÇÃO PARA QUEM TEM ESTE HOBBIE. VOCÊ TAMBÉM COLECIONA OU HOJE FICOU SÓ COM A PARTE DA INFORMAÇÃO ?
Eu comecei a escrever sobre o hobby depois que recomecei a minha coleção, e aos poucos a coleção foi aumentando. Com a minha aproximação com os lojistas brasileiros e americanos, minha coleção cresceu muito, e cheguei rápido aos mil exemplares. Infelizmente passei por momentos complicados e tive que vender mais de mil miniaturas da minha coleção, e fiquei apenas com os meus Matchbox antigos, e mais alguns que se tornaram especiais pra mim nesses últimos anos.

3- QUAL O TAMANHO DO SEU ACERVO E QUAL OU QUAIS TEMAS SÃO DE SUA PREFERÊNCIA ?
Como eu disse, a minha coleção foi quase que totalmente vendida. Hoje devo ter uns 300, e são basicamente carros que me chamaram atenção de alguma forma, ou que são especiais pra mim. Em breve devo retomar com mais vigor a coleção e aí vou tentar dar um tema pra minha coleção que eu ainda não sei qual é!

4- RECENTEMENTE UMA EDITORA TEVE MUITO SUCESSO COM A COLEÇÃO CARROS NACIONAIS. POR QUE NO BRASIL TEMOS TANTA DIFICULDADE DE ENCONTRAR ESTE TIPO DE MINIATURA ?
Coleções de miniaturas tiveram um “boom” recentemente aqui no Brasil, e logo a Mattel entendeu que podia cativar mais o colecionador brasileiro se produzisse carros exclusivos do Brasil, isso porque éramos o segundo maior mercado de Hot Wheels do mundo. Aparentemente a estratégia deu certo, e outras empresas começaram a explorar esse filão do mercado. As coleções de carros nacionais tem funcionado muito bem, e finalmente temos a oportunidade de adquirir belas miniaturas de carros nacionais por aqui.

5- VOCÊ SABERIA EM QUE POSIÇÃO NO RANKING, O MERCADO BRASILEIRO SE ENCONTRA, NO TOCANTE A COMPRA DE MINIATURAS ?
O Brasil é hoje o terceiro maior mercado da Hot Wheels, e perdeu o posto de segundo recentemente para o México. Mas é indiscutível que ainda somos uma grande potência no mercado de miniaturas da Mattel e de outras marcas.

6- O SEU SITE É CONSIDERADO PELA MATTEL COMO O MAIS VISITADO NO MUNDO NO ASSUNTO DE COLECIONISMO, E TRAZ INCLUSIVE FUROS DE REPORTAGENS. COMO CONSEGUIU CHEGAR A ESTE NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO E RECONHECIMENTO ?
Não foi muito fácil, e eu juro que nunca pensei que seria assim! Quando comecei o T-Hunted em 2009 existiam poucas opções de informações para quem colecionava aqui no Brasil, e eu comecei a procurar notícias e assim fiz o blog. Com o tempo fui fazendo o óbvio: comecei a convidar pessoas ligadas ao hobby pelo mundo para entrevistar, e assim o blog ficou mais conhecido. Depois disso eu ganhei a simpatia de alguns contatos pelo mundo, que me forneciam e me fornecem informações privilegiadas, como esses tais furos, e isso alavancou ainda mais a popularidade do T-Hunted. Além disso tem muita dedicação, paixão e um trabalho sério e exaustivo que tenho muito orgulho de fazer.

7- A LINHA HOT WHEELS É A PORTA DE ENTRADA PARA ESTE HOBBIE DE COLECIONISMO. ALGUNS COLECIONADORES, COMO EU POR EXEMPLO, ACABAM TENDO CONTATO COM FABRICANTES DIFERENTES DEVIDO O REALISMO. PARA VOCÊ A MATTEL DESCONHECE O PÚBLICO BRASILEIRO DE COLECIONADORES, OU ELA PERCEBE O MERCADO TOTAL COMO CLIENTE DE BRINQUEDOS ?
A Mattel conhece o público brasileiro, mas não pode fazer uma linha só pra nós. A Hot Wheels é uma marca mundial, e eles tem que agradar todo mundo e todas as faixas etárias. Aqui no Brasil 80% do que é vendido de Hot Wheels é para o mercado infantil, e lá nos EUA esse número é de 70%, então me parece óbvio que eles vão sempre encarar seus produtos como brinquedos. Mas isso está mudando, já que menos crianças tem comprado as miniaturas, e mais colecionadores estão aumentando suas coleções.

8- EU SEI QUE VOCÊ TEVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER PESSOAS MUITO INTERESSANTES NESTE HOBBIE, COMO CHRIS PAKER ( HWV CHRIS ) BRUCE PASCAL E MIKE ZARNOK. COMO FOI ENTREVISTA-LOS PARA SEU BLOG ?
Foi uma sensação incrível poder contar com pessoas tão importantes neste hobby escrevendo com exclusividade pra mim. Me senti muito honrado, e ainda quero conhecer todos pessoalmente. Só conheci o Chris mesmo, e ele é uma figura!

9- TEM ALGUMA MINI QUE VOCÊ AINDA NÃO TENHA E QUE ANDA A PROCURA ?
Depois de vender muita coisa da minha coleção, eu tenho uma “lista de desejos” bem extensa, mas sempre correrei atrás dos Matchbox da década de 70 para completar a minha coleção de infância. Alguns eu tenho daquela época, mas estão bem gastos, e outros eu simplesmente perdi. Desses por exemplo tem o VW Golf da Lesney Matchbox fabricado pela Imbrima aqui no Brasil, aonde ele saiu exclusivamente na cor azul escuro.

10- BOM, UMA PERGUNTA CRUEL. VOCÊ TEM O MODELO VW FASTBACK 2008 ? RSRSRS ( ESTE FOI UM CARRO QUE APARECEU NO POSTER DO ANO 08 MAS QUE NÃO VEIO PARA O BRASIL. )
Eu tinha! Aí vendi, e depois adquiri outro. E vendi esse... e depois consegui outro, e vendi também, e agora não tenho nenhum! Alguma hora dessas eu o consigo de novo, e aí ele fica pra sempre comigo. É uma ótima miniatura.

11- CHEGOU A HORA DE PERGUNTAS FIXAS DESTE MEU QUADRO. QUAL FOI SUA PRIMEIRA MINI.
Eu não sei precisar qual foi a minha primeira mini de quando eu era criança, mas posso lembrar da primeira da época em que retomei o hobby: um ‘70 Pontiac Firebird da Hot Wheels de 2007. Ele está longe de ser perfeito, mas pelo menos é um Firebird, que é um carro que eu sou fã, e me fez sentir vontade de colecionar novamente.

12- QUAL SUA MINI FAVORITA ?
A minha favorita é a que começou toda a minha paixão por carros e carrinhos, o Pontiac Firebird da Lesney Matchbox. Eu tinha quando era criança, e ele acabou se perdendo ao longo dos anos. Tempos atrás o John Lambert do blog Lamley Group encontrou um modelo impecável e na caixa em uma convenção nos EUA, e ele me mandou de presente. Preciso dizer que quase infartei quando recebi?

13- QUAL MINIATURA VOCÊ ACREDITA QUE TEM QUE ESTAR NUMA COLEÇÃO ?
Aquela que você realmente gosta. Eu canso de ver gente colecionando para os outros, querendo ter a miniatura “filé”, que é aquele que todos querem. A miniatura que você gosta de verdade pode ser feia, simples e que pareça com nada... mas é a sua preferida, é a que você gosta de admirar. Curta isso, não fique colecionando só o que os outros acham legal, ou valioso ou “raro”.

14- SEU BLOG É LOTADO DE DICAS, MAS DEIXE UMA EM ESPECIAL PARA O PESSOAL DO CMMG.
Lembre sempre que isso é um hobby, e ele existe para desestressar e fazer novas amizades. Se chegou a um ponto em que você briga ou se frustra por causa das miniaturas, então talvez seja hora de abandonar esse hobby.

15- AGORA UMA MENSAGEM PARA TODOS OS COMPONENTES DO CMMG.
Dia 18 estarei aí com vocês, e vai ser uma ótima experiência para vocês e para mim! Espero poder estar com todos e fazer com que todos curtam muito mais este hobby